Prefeitura de Peruíbe é denunciada por mau uso de verba para a Covid-19.

Prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício, PSDB


 A Administração do prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício (PSDB), está sendo alvo de uma série de denúncias envolvendo as verbas destinadas ao combate à Covid-19. Elas são relacionadas a supostos desvios para pagamento de outras despesas, equipamentos enviados pelo Estado sem utilização, e até de profissionais contratados sem demanda justificada. 

As denúncias estão sendo analisadas pelo Ministério Público (MP). Parte delas foram expostas na Rádio Bandeirantes, de São Paulo.

Segundo apurado pelo Diário do Litoral, a Administração teria feito um verdadeiro imbróglio, supostamente misturando Operação Verão, que começou em dezembro e foi até fevereiro, e combate à Covid-19, que começou praticamente em março e ainda permanece.

Procurada, a Prefeitura garante que contratou, através de licitação, a empresa para hospedagem dos policiais. O contrato continuava vigente e, no início da pandemia, foi aditado para receber os profissionais da saúde.

A  Administração estaria com o pagamento de estadia de 116 policiais em aberto e usou uma nota de empenho da Covid-19 para pagar essa despesa de hotel, na ordem de R$ 74.922,00. No mesmo hotel foram hospedados os profissionais da saúde, como forma de segurança para evitar contato com familiares. Essa hospedagem não teria contrato formal.

Quanto aos respiradores, a Prefeitura explica que "estão na UPA porque não houve ocupação de leitos suficiente para justificar um custo mensal com a abertura de um hospital de campanha. Há profissionais suficientes para operar os equipamentos e não há falta de equipes. Ou seja, o Município está apto para operá-los".

O Prefeito Luiz Maurício, também é investigado sobre a verba do Covid- 19 no inquérito aberto na  Seccional de Itanhaém. O que chama atenção, são pagamentos a construtoras com a verba que deveria ser destinada a Saúde.

O inquérito até o momento tem 1.164 páginas, e deve ser protocolado na CPI  da COVID em Brasília.


Fonte- Diário do Litoral e Rádio Bandeirantes


 

Comments